Perfeito, contam a dura realidade que ninguém quer enxergar !
Abrem os olhos dos cegos de tarja preta.
(2) → Apologia Chegou
A batida forte é marca registrada na primeira musica do CD, em tese a defesa ao rap e o que ele trouxe.
A recuperação e opção de escolher a musicalidade do que a marginalidade, batendo de frente com aqueles que difamam e criticam a imagem do Rap Nacional, mostrando sua ideologia Wellington demostra pra que veio:
“Não vou seguir sua tendência fonográfica, fazer musica por moda, né bem a minha cara”
(3) → Contra Mão do Sistema
Contra Mão do Sistema se destaca por ter uma letra de incentivo a vida demostrando que por mais que haja dificuldades o melhor caminho a seguir é sempre o honesto, com um sample profundo, sentimental e marcante a música ganha um toque especial com um back vocal que deixa a musica bem humanizada acaba sendo um dos destaques do CD .
“Quero a foto da minha filha em cima do RACK não a 3X4 matando a saudade atrás das grades”
(4) → Mente Psicopata
Uma Historia Real de quem sofre com problemas de Distúrbios mentais de Psicopatia.
Sem amparo e motivação para melhorar, acaba se tornando inimigo dela mesmo contando assim a história de quem tem na mente apenas maldade, e querendo se recuperar de seu problema sem fazer o mal a ninguém, a música se destaca pela sua letra forte e uma instrumental que se identifica com a letra.
“Quero conter minha violência, só que eu não consigo, qualquer pessoa que eu vejo é como inimigo”
(5) → Super Homem na Favela (Letra)
Dinheiro, poder, luxuria e armas são os poderes que se tem conquistado com os recursos do crime.
Super Homem na Favela conta a história de forma rápida e prática de que o mesmo não existe. A ambição pela vitória a base de sangue termina de forma premeditada.
A história fala de uma pessoa que detém todos esses poderes, e desfruta livremente, no final se depara em uma cela sem nenhum dos seus recursos que tanto almejava e ostentava. Na batida e levada a Faixa ganha seu espaço No CD.
“Enquanto me procuram estou planejando a fuga, na escolta só de blindado capotando a viatura”
(6) → Quanto Custa a Felicidade (Letra)
Quanto custa a felicidade? É a pergunta mais feita nessa música.
À aqueles que vêem nos seus bens materiais os valores da vida, pela sociedade de valores e vaidade onde o ajuda ao próximo é uma ação rara de se ver, demostra que o valor de cada pessoa não está no carro que ela anda, na casa que ela mora, e nem na sua ficha criminal e sim nas suas ações, inteligência, informação, formas de pensar e conhecimento obtido sobre a vida, assim abordando um tema pouco citado e ausente em debates.
“Pra quem só valoriza seus bens materiais não sabe a dor de quem não enxerga e não pode andar mais”
(7) → Infância Perdida
Iniciada com uma reportagem onde já demostra qual tema será abordado não inédito no Rap Nacional, batendo na mesma tecla Apologia Sonora fala sobre a Infância perdida.
Relatando a consequência de descaso social e as poucas estruturas fornecidas ao futuro do país.
As crianças que crescem às margens da sociedade e desde pequenos aprendem a sobreviver no mundo adulto.
Perdendo sua inocência, ingenuidade e infância precocemente com frequentes agressões e torturas dentro de casa, feitas muita das vezes pelos próprios pais. A base e o back no refrão são destaques na canção.
“Nem palhaço nem doce traz o sorriso pra quem convive com padrasto deslocando seu ouvido”
(8) → Polícia (Letra)
Quem nunca foi enquadrado pela polícia militar ?
Então se prepara pro enquadro que Apologia Sonora fala pra você a cartilha da sobrevivência nessa hora.
Abordando o tema: corrupção, desvio de armas e drogas, inocentes baleados em operações falhas da PM.
Que se passam impune na maioria das vezes, o órgão público que deveria ser a proteção acaba tirando mais vida do que em qualquer outro lugar do mundo. Destaque para a base cheia de efeitos com sirene de polícia.
“Quando o coturno fraturar sua espinha não reage, agressão verbal também faz parte da abordagem ”
(9) → Renascendo das Cinzas (Letra)
A história real que leva o nome do CD conta sobre a recuperação de vida do próprio autor da canção.
Na batida pesada e sample forte a letra transparece a realidade vivida e experiências de vida
com seus relatos a letra envolve o ouvinte enquanto são abordados assuntos pessoais como infância juventude até a sua regeneração e recuperação renascendo das cinzas num todo tem algo em especial.
“por quantas mão dormi sem comer nada com o ouvido sangrando de tanto levar tapa”
(10) → Noite
Nas ruas de São Paulo, no clima da noite, nas baladas e esquinas becos e vielas noturnas a letra “Noite” se refere a esse mundo “subliminar” diferente do que já foi cantado em outras letras, Apologia Sonora demostra de forma inovadora na batida que é acompanhado por grilos a musica ganha uma levada nova.
Os perigos e os cuidados que se devem tomar na noite, a sátira e a descontração são fatores expostos em todas rimas da canção , pra quem é da noite esse som é a cara, tanto para viajar no som, ou pra ouvir no pião da madrugada.
“Oferecem bebidas, drogas pra me ver chapado, obrigado a melhor brisa é ver quem já esta brisado”
(11) → Guerrilha Sonora
“Não adianta prender a realidade que nós canta” assim começa a musica guerrilha sonora
outra batida pesada e bem sampleada de criação própria e a Participação do Grupo Terrorista Verbal.
A faixa Se destaca por levantar a rapa, e a defender as criticas que tentam calar o Rap nas tentativas frustradas de ocultar a realidade , as participações marcaram presença e também cantaram suas realidade do melhor estilo GANGSTAR
“Rap nacional então se envolve Apologia e Terrorista Lado Sul Paraisópolis “
(12) → Consequencia do Descaso
Desigualdade social e descaso dos nosso governantes ,juntamente com esquecimento e falta de assistência são os motivos que serviram de expiração para musica consequência do descaso.
Em um dos temas mais abordados dentro do Rap nacional , a musica de letra forte mostra um pouco da consequência gerada pela fome, miséria, desemprego.
Entre outros motivos de revolta do ser humano desfavorecido, a base de produção própria ganha um refrão em especial com as colagens do DJ Naldo (almas errantes) que utilizam trechos das musicas dos grupos Realidade Cruel e Facção Central dando destaque e enriquecendo o trabalho quem faz parte vai entender bem a essência da musica.
“Paraisópolis, cercado de belas mansões, prédios luxuosos carros que valem milhões”
(13) → Trabalho (Letra)
Ate então inédito no rap nacional, APOLOGIA SONORA foi além e buscou um tema raramente citado na musica
por se tratar de um assunto que contem vastas opções e formas de pensar diversificadas a musica TRABALHO ganha um destaque No CD. Em 3ª pessoa ela conta a historia de alguém que não teve oportunidade na carreira profissional, pela falta de estrutura, formação escolar e profissionalizante. Hoje sente na pele o valor do estudo e as dificuldades no mercado de trabalho aonde a inclusão na sociedade depende de um bom emprego, para realizar sonhos de consumo. A base no sample de Piano encanta e passa muito bem a mensagem da letra
“Um trabalho, um carro, uma família , um lar parece tão padrão mas não conseguir me padronizar”
(14) → Direito de Resposta
Direito de resposta conta novamente coma participação do Terrorista verbal contando dessa vez apenas com um dos seus integrantes (David) onde representam-se oprimidos buscando seus direitos não só por lei, mas como seres humanos, em pauta a letra fala sobre politica, preconceito, falta de oportunidade ,igualdade entre outros assuntos sociais e protestante ,dando assim o grito de protesto e um alarme para os causadores dessa “guerra civil não declarada”
“Quer Buscar o seu Direito engatilha a 9, Solo fértil planta ódio nasce guerra e colhe morte”
Comente!
Muito Bom
Raquel | 01/04/2012
Rap Nacional
Mano Robson | 22/03/2012
Muuito Boom Cadaa Detalhes De Cada Faixa Do CD Muitoo Bom Mesmoo... Parabens Curtii Super Homem Na Favela!